NERVOS Entrevista #23 | DESLEMBRO
Atualizado: 27 de fev. de 2021
Depois de uma breve pausa, o NERVOS Entrevista está de volta e o destaque desta edição #23 do nosso podcast é o filme Deslembro (2018), de Flavia Castro, que estreou nesta quinta (20) nos cinemas. A cineasta do documentário Diário de uma Busca (2010) faz o seu primeiro longa ficcional novamente se debruçando sobre a memória. Na trama ambientada após o decreto da Anistia no Brasil, em 1979, a adolescente Joana (Jeanne Boudier) volta ao país com a mãe (Sara Antunes) e a sua nova família, do exílio em Paris, mas ao chegar ao Rio de Janeiro, as lembranças de sua infância começam a vir desencontradas na mente da garota que se aproxima da avó paterna (Eliane Giardini) e tenta resgatar essa figura paterna distante, já que o pai (Jesuíta Barbosa) desapareceu durante a Ditadura.
Em entrevista à nossa editora Nayara Reynaud, a diretora e roteirista Flavia Castro explica a diferença da sua experiência pessoal, como filha de pai exilado, e da protagonista da história, além da gênese do filme, suas escolhas estéticas, o casting, a recepção da obra em festivais nacionais, como a Mostra em São Paulo, o Festival do Rio e o Panorama em Salvador, e internacionais, desde a estreia em Veneza. Conversamos também com o elenco: a estreante franco-brasileira Jeanne Boudier conta como foi escolhida para o papel de Joana, enquanto a Sara Antunes fala da sua relação também pessoal com os temas sociais e familiares do filme. As duas atrizes também comentam sobre o processo de construção desse relacionamento mãe e filha, a interpretação trilíngue nesta família de exilados e projetos futuros.
*Músicas presentes no podcast (sob licença Creative Commons): “Content”, de Lee Rosevere; “Blind Love Dub”, de Jeris; e “Reusenoise_(DNB_Mix)”, de SpinningMerkaba
Ouça no lugar que você quiser: SoundCloud | Spotify | Deezer | iTunes | Google Podcasts | Feed | Download
> 6s: Introdução
> 3min26s: Entrevista com a cineasta Flavia Castro sobre Deslembro
> 13min28s: Entrevista com o elenco de Deslembro, as atrizes Jeanne Boudier e Sara Antunes
> 29min40s: Conexões Nervosas
> 32min07s: Encerramento
Conexões Nervosas
Se você gostou de Deslembro, também pode curtir...
> Flavia Castro: o filme italiano Lazzaro Felice (2018), de Alice Rohrwacher, e a obra do escritor português Fernando Pessoa, autor justamente da poema Deslembro (1934)
> A Ciência da História e a Ditadura no Brasil, reprise do episódio 35 da 6ª temporada do podcast Fronteiras da Ciência, produzido pela rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É a primeira das duas partes – clique aqui para ouvir a segunda parte – de uma discussão sobre a Ditadura, pelo viés da memória, seja coletiva ou dos relatos individuais, e como registrar a História no momento presente de modo científico. Nesse debate ocorrido em 2015, Carla Rodeghero, pesquisadora e professora do Departamento e Pós-Graduação em História da UFRGS, e Dante Guazzelli, doutorando em História/UFRGS, conversam com Marco Idiart (IF-UFRGS), Jeferson Arenzon (IF-UFRGS) e Jorge Quillfeldt (Biofísica-UFRGS) sobre fatos históricos pouco conhecidos e as metodologias da ciência histórica.
#Cinema #Entrevista #podcast #Deslembro #FlaviaCastro #JeanneBoudier #SaraAntunes #cinemanacional #Ditadura #Anistia #exílio #desaparecimento #política #figurapaterna #família #figuramaterna #maternidade #adolescência #FestivaldeVeneza #MostraSP #FestivaldoRio #PanoramaInternacionalCoisadeCinema #França #memória #desenhodesom #LazzaroFelice #AliceRohrwacher #FernandoPessoa #poesia #Literatura