top of page
Foto do escritorNayara Reynaud

Final de Ano 2018 | A trilha sonora dos comerciais natalinos e para o Ano Novo

Atualizado: 20 de fev. de 2021


Urso de pelúcia como Mozart em decoração natalina | Foto: klimkin (Pixabay)

Versões de clássicos natalinos ou não e, especialmente, de canções pop estrelam as trilhas sonoras dos comerciais que desejam um bom Natal e/ou 2019 – precisamos, né! – neste ano. Diferente de 2017, bem mais escasso de campanhas do gênero, mas ainda longe dos tempos em que se criavam jingles personalizados para a data, as principais propagandas natalinas e de Ano Novo veiculadas em 2018 estão reunidas aqui para o NERVOS revelar a você quais são as músicas que embalam esse espírito de Boas Festas na TV e na internet:

 

O lar natalino

Seguindo a campanha “Regras da Casa”, já apresentada ao longo do ano, a Coca-Cola comemora os 25 anos de seu icônico urso polar que estrela as propagandas de Natal da marca de refrigerante, utilizando a versão da brasileira Luiza Caspary para a música Home, maior hit da carreira do cantor folk norte-americano Philip Phillips, que venceu a 11ª temporada do American Idol (2002-2016/2018-):


Espírito natalino em qualquer língua

A campanha de Natal da perfumaria O Boticário apostou na criação de uma família fictícia para em três filmes comerciais, apresentar a linha Botica 214 e, obviamente, reforçar a imagem da marca neste período. O primeiro deles a ser veiculado é também o de maior impacto com o público, ao acompanhar um aluno da mãe desta família, que coordena um coral na escola. O menino, interpretado pelo ator mirim deficiente auditivo Leonan Nascimento, pensa que não poderá participar da apresentação, mas a sua versão de Stand By Me, clássico do soul/R&B norte-americano de Ben E. King, já gravado de John Lennon ao grupo Playing For Change, fala direto ao coração:

Adaptando um clássico

A Stella Artois repete o comercial do ano passado, no que foi a primeira campanha da cervejaria belga realizada 100% no Brasil. No filme “O Caçador de Estrelas”, é usada uma versão da clássica música de ninar inglesa Twinkle, Twinkle, Little Star, escrita pela poetisa britânica Jane Taylor, em 1800, mas adaptada para a marca cujo stella significa estrela em latim: um dos versos, por exemplo, fala em “colocar a estrela em minha garrafa”:

Freak Le Natal

Apostando na rainha da internet que fez sucesso nos anos 1980 e hoje com os gifs, a marca de miojos Nissin Lámen fez uma campanha de Natal(?!) com a cantora Gretchen, que se estende para o Spotify, onde criada uma mini playlist com versões de músicas natalinas ao estilo da artista, falando da ceia e, claro, do miojo: Conga La Bells, Noite com Lámen e Le Xmas estão disponíveis em open.spotify.com/album/4cUKcuZsiy8hpmtMLDmNZ0.


A luz que brilha em cada um

Na campanha de Boas Festas do Bradesco, a animação criada pela Zombie Studios de um vagalume que é desprezado ao vagar pela cidade, até encontrar uma razão para a sua luz se juntara a de seus companheiros para iluminar a vinda de 2019, encontra a versão da cantora Gloria Groove, drag queen que fez o seu nome no rap e pop nacional, para Beautiful, uma das canções mais amadas da diva norte-americana Christina Aguilera, por sua mensagem de aceitação universal:

Desconecte-se para se conectar

Continuando na campanha “Tem Hora Pra Tudo”, a Vivo lançou o quarto filme, focado na passagem de ano e, desejando um 2019 em que se possa curtir também a vida off-line. Mais uma vez, a música que embala o comercial é uma versão de Spending My Time, música do duo sueco de pop rock Roxette, que fez muito sucesso no início dos anos 1990. Dizem nos comentários que o cover está na voz de Gustavo Pagan, vocalista da banda brasileira Pagan John – que já foi participante do Superstar (2014-16) –, mas como a própria Vivo não confirma ou fala algo, trata-se de informação não-oficial:


Faixa Bônus

Falando em dificuldade para achar o nome do artista, pior é descobrir se a trilha do comercial do Zaffari deste ano é de algum instrumental já conhecido ou foi criada especificamente para o filme. A cada hora, o Shazam identifica uma música diferente, que às vezes é parecida ou está bem longe disso. Mesmo assim, não podíamos deixar de fora o exemplar de 2018 dos famosos comerciais de Natal/Ano Novo da rede supermercados gaúcha:

E para fechar com um destaque internacional, a relação entre pai e filho é embalada, ao longo dos anos, por Come and Get Your Love, da banda de rock setentista norte-americana Redbone, no filme natalino bem divertido e cativante da companhia telefônica francesa Bouygues:

0 comentário
bottom of page