NERVOS Entrevista #4 | O ANIMAL CORDIAL
Atualizado: 27 de dez. de 2020
O NERVOS Entrevista volta em sua quarta edição com uma conversa bem interessante com a cineasta baiana Gabriela Amaral Almeida sobre o seu primeiro longa, O Animal Cordial (2017). Exibido no Festival do Rio do ano passado e estreando no circuito nesta quinta (9), a produção da RT Features é um slasher, o primeiro do subgênero de terror a ser dirigido por uma mulher no país, que traz em meio a sua violência gráfica com muito sangue, um panorama de várias relações sociais no Brasil a partir do momento em que um restaurante é assaltado no final da noite. Neste cenário, conta com um elenco de grandes nomes, com Murilo Benício como o dono do estabelecimento, Luciana Paes – sua parceira em outros trabalhos – vivendo de modo visceral também a sua fiel garçonete e assistente, Irandhir Santos na pele do cozinheiro do local, Ernani Moraes, Jiddu Pinheiro e Camila Morgado como clientes e Humberto Carrão fazendo um dos invasores.
No bate-papo com a nossa editora Nayara Reynaud, a diretora e roteirista que vem de uma série de curtas premiados, como A Mão que Afaga (2012) e Estátua! (2014), conversa com a gente sobre o processo de criação e produção de O Animal Cordial, o lugar do feminino em seu filme, dessa tal cordialidade do brasileiro, de seu segundo longa que estará no próximo Festival de Brasília, A Sombra do Pai (2018), e do cinema que lhe atrai.
*Músicas presentes no podcast (sob licença Creative Commons): “Content”, de Lee Rosevere; “Blind Love Dub”, de Jeris; e “Reusenoise_(DNB_Mix)”, de SpinningMerkaba
Ouça no lugar que você quiser: Soundcloud | Spotify | Deezer | iTunes | Google Podcasts | Feed | Download
Conexões Nervosas
> Der Fan / The Fan (1982), terror alemão de Eckhart Schmidt