Cine Resumão #9 | Semana de 13/02 a 26/02
Atualizado: 27 de abr. de 2020
Na correria pré-Oscar, o Cine Resumão da última semana foi postergado e, excepcionalmente, nesta nona edição, o compilado traz todos os trailers, cartazes, datas divulgadas na última quinzena, além de destaques do período. E olha que não foram poucas as novidades.
Veja tudo que rolou no mundo do cinema entre 13/01 e 26/02 no Cine Resumão #9:
Premiações e Festivais
Durante os últimos meses, você acompanhou o sobe e desce dos filmes e principais candidatos ao prêmio da Academia na nossa Escalada do Oscar, destacando os prêmios e indicações recebidas pelas produções e seus artistas e profissionais envolvidos. Na semana que antecedeu o Academy Awards, as últimas premiações dos sindicatos esquentaram a corrida em diversas categorias: em mixagem de som com o CAS Awards, edição de som com o Golden Reel, maquiagem e penteado com o MUAHS, figurino com o CDGA e roteiro com o WGA, sem falar nos resultados do César, na sexta (24) na França e o Spirit, neste sábado (25) em uma praia de Santa Monica. Mas o Oscar 2017 veio na noite deste domingo (26), confirmando algumas “barbadas” da temporada de premiações – Moonlight – Sob a Luz do Luar (2016) sempre esteve na liderança do ranking de Melhor Filme no nosso especial –, alguns títulos e atores virando a disputa no final, e as surpresas do evento, seja nos prêmios ou na gafe final. Para saber mais detalhes sobre a noite de entrega das estatuetas e a lista completa de vencedores e indicados, veja aqui.
Em uma das edições mais BR’s do Festival de Berlim, pelo menos uma das 12 produções brasileiras exibidas no evento alemão saiu premiada: Pendular (2017), de Julia Murat, foi agraciado pela crítica internacional com o prêmio FIPRESCI na seção Panorama.
O É Tudo Verdade anunciou que No Intenso Agora (2017), o novo filme de João Moreira Salles, que estreou em Berlim, abrirá o festival internacional de documentário em 2017, quando chegará a sua 22ª edição.
Trailers
Em ritmo de Carnaval, a produção nacional Bingo: O Rei das Manhãs (2017) lançou em vídeo a marchinha #VidaLoka sobre seu personagem Bingo, estrela de um programa infantil cujo camarim era regado de mulheres e drogas – qualquer semelhança com um dos atores que interpretou o Bozo aqui no Brasil não é mera coincidência. Estreia 24 de agosto.
Com uma estratégia diferente de divulgação, Alien: Covenent (2017) liberou o seu prólogo oficial na internet, que mostra de forma intrigante e divertida a expectativa dos tripulantes da primeira missão de colonização, um pouco antes de Michael Fassbender & Cia entrarem em criossono durante a viagem. A sequência de Prometheus (2012) será lançada em 11 de maio.
Bem antes disso, foi a vez de outra ficção científica, com o segundo trailer do A Vigilante do Amanhã (2017) chegando ao público. A adaptação do mangá japonês Ghost in the Shell estreia em breve, no dia 30 de março, e também ganhou uma versão dublada do vídeo.
Com cenário de Game of Thrones (2011-) e o estilo “British gangsta” típico de Guy Ritchie, mas em tempos medievais, o trailer do Rei Arthur: A Lenda da Espada (2017) apresenta mais detalhes da trama que tem Charlie Hunnam como o lendário monarca e previsão de estreia em 18 de maio.
Com mais rigor histórico, o drama Negação (2016) traz Rachel Weisz, Tom Wilkinson e Timothy Spall para falar sobre os questionadores da existência do Holocausto. O longa de Mick Jackson tem lançamento previsto para 9 de março.
Pouco antes do Oscar, foi divulgado mais um trailer da animação Carros 3 (2017), mais um filme da franquia que tem estreia prevista para 13 de julho.
Outra novidade foi o trailer de Tudo e Todas as Coisas (2017), que aparentemente tem uma vibe A Culpa É das Estrelas (2014): a adaptação do best-seller de Nicola Yoon tem Amanda Stenberg e Nick Robinson como protagonistas de um romance quase impossível, pois a jovem que se apaixona pelo vizinho possui uma doença raríssima que a impede de ter contato com outras pessoas e o mundo externo. Os choros da plateia virão em 15 de junho.
O terror A Autópsia (2017) também soltou um teaser trailer que mostra um corpo de uma mulher misteriosa sendo a fonte de mistérios e eventos inesperados para uma dupla de pai e filho legistas. O filme de horror tem previsão de lançamento para 4 de maio.
De notícia dos brasileiros, teve o trailer de Eu Te Levo (2016), filme de Marcelo Müller que conta com Anderson Di Rizzi, Rosi Campos e Giovanni Gallo no elenco da história de um homem do interior que é obrigado a assumir responsabilidades, após a morte do pai. Estreia 23 de março.
Aproveitando o buzz merecido em cima de Isabelle Huppert, será lançado no próximo dia 9 de março, o romance francês Souvenir (2016), em que Kevin Azaïs faz um jovem que descobre, trabalhando na mesma fábrica que ele, uma cantora que já está longe de seus tempos áureos.
Mas os últimos dias reservaram muitos trailers de produções francesas que estão entre os próximos lançamentos. Uma delas é a comédia Imprevistos em Uma Noite em Paris (2016), em que um diretor precisa salvar seu teatro e algumas de suas relações caçando um macaco ator pela cidade. Lançamento em 23 de março.
Marion Cotillard estrela junto com Louis Garrel o romance Um Instante de Amor (2016), inspirado em um best-seller que narra a história de uma mulher obrigada a se casar com um viúvo por conta de sua idade, mas que encontra um amor quando se interna em uma sanatório para um tratamento.
Por fim, uma comédia adolescente sobre as dificuldades de se enturmar em uma nova escola quando a adolescência em si já é um fardo. Já exibido e premiado no festival online My French Film deste ano, além do último Varilux, O Novato (2016), estreia 20 de abril.
Cartazes
O novo filme de M. Night Shyamalan, Fragmentado (2017), chega o Brasil no próximo dia 23, justamente o número de personalidades do protagonista, vivido por James McAvoy no suspense. Fato destacado no cartaz nacional da produção que liderou a bilheteria dos EUA por três semanas, acumulando US$ 126 milhões.
Outro filme que estreia na mesma data e também ganhou um pôster nacional foi Power Rangers (2017), que destaca na arte os cinco Rangers uniformizados com os zords ao fundo.
Para não ficar atrás dos outros lançamentos da data, CHiPs: O Filme (2017) igualmente lançou sua versão nacional do pôster da adaptação cinematográfica da série policial de sucesso doa anos 70 e 80, agora estrelada por Michael Peña e Dax Shepard.
Após uma carreira em festivais nacionais há dois anos, Travessia (2015), primeiro longa de João Gabriel, chega ao circuito em – adivinha? – 23 de março, com Chico Diaz e Caio Castro em conflito como pai e filho.
Datas
Até que enfim, Viola Davis ganhou seu Oscar. Foi o de Atriz Coadjuvante, embora seu papel seja de principal em Um Limite Entre Nós (2016), que, finalmente, estreia nesta quinta, 2 de março, já que a produção era o único dos indicados a Melhor Filme que não havia sido lançado no Brasil. Somente na semana passada, o longa ganhou cartaz nacional, além do trailer que você confere abaixo.
Também nesta quinta, os fãs da Queen B poderão conferir a rotina maluca dos seus colegas que acamparam por meses para assistir o show da Beyoncé, em sua última turnê no Brasil, o mais próximo possível dela. O documentário Waiting for B. (2016), de Paulo Cesar Toledo e Abigail Spindel, será exibido dentro do projeto Sessão Vitrine Petrobras, mostrando que a espera pela diva pode revelar questões bem mais profundas do que a idolatria pop.
Já Hiroshima Meu Amor (1959), cuja versão restaurada será o próximo lançamento do projeto Clássica, teve sua estreia adiada desta a semana seguinte, em 9 de março.
Para 16 de março, foram confirmados os lançamentos do nacional Com os Punhos Cerrados (2014), filme sobre uma rádio clandestina em Fortaleza-CE, dirigido coletivamente por Luiz Pretti, Pedro Diogenes e Ricardo Pretti; do documentário do brasileiro Leonardo Dourado, Por um Punhado de Dólares, os Novos Emigrados (2014), sobre as migrações do mundo atual; e o drama exibido no Festival Varilux 2016, Os Cowboys (2015), em que um pai, junto de seu caçula, sai em busca de sua filha desaparecida junto com seu namorado islâmico.
O documentário de Tomer Heymann, Gaga – O Amor Pela Dança (2015), premiado pelo público na última edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, entrará no circuito em 13 de abril. A produção exalta, não a cantora pop, mas Ohad Naharin, renomado coreógrafo e diretor artístico da Companhia de Dança Batsheva, de Tel Aviv.
E, para 1º de junho, chega aos cinemas a comédia romântica dos tempos de internet, com Isis Valverde como uma blogueira de moda que se apaixona por youtuber ligado em games no longa Amor.com (2017).
Bastidores
Após parecer que ia reclinar do convite, Matt Reeves foi confirmado como o novo diretor de The Batman (2018). O cineasta responsável por Planeta dos Macacos: O Confronto (2014) e Cloverfield – Monstro (2008) assumirá o lugar de Ben Affleck, que abandonou a posição por divergências criativas, mas continuará na pele do super-herói.
Nesta semana (27/02 a 05/03)
Na última quinta (22), foi lançado nas plataformas VOD, o novo longa de Bruno Dumont, Mistério na Costa Chanel (2016), com Juliette Binoche como uma visita no local que é centro de seguidos casos de desaparecimentos na costa norte da França. Disponível no iTunes, Google Play, NOW e GVT. Já nesta semana, o destaque é para os filmes nórdicos, encabeçados por Um Homem Chamado Ove (2015), produção sueca indicada a dois Oscars que mostra um senhor que só queria morrer em paz e ficar junto de sua esposa, mas os vizinhos incompetentes não o deixam. O dinamarquês Quando o Dia Chegar (2016) também chega nesta quinta (2), junto com os noruegueses Piromaníaco (2016) e Cave (2016), que serão lançados diretamente em VOD, diferentemente dos outros títulos que estiveram no circuito há pouco tempo – ou ainda estão, no caso de Ove.
Enquanto isso, Doutor Estranho (2016) chega em DVD e Blu-ray nesta quarta, 1º de março, trazendo Benedict Cumberbacth como o famoso neurocirurgião Stephen Stranger, que tem sua vida e sua percepção dela mudadas após um acidente, preparando-o para ser o tão famoso herói da Marvel.
O CineSesc exibe, de 2 a 8 de março, o Festival Internacional Lume de Cinema, cuja curadoria destacou importantes temas sociais, como o da violência contra a mulher, em obras do Cazaquistão, Suíça, Grécia, Rússia e Macedônia, entre outros países. Veja a programação no site.
A crítica de cinema, roteirista e escritora Susana Schild ministra, no Rio de Janeiro, o curso “O Feminino no Século XXI” que, a partir de quatro filmes (o indiano Lunchbox, 2013; o saudita O Sonho de Wadja, 2013; o chileno Gloria, 2013; e o israelita Preenchendo o Vazio, de 2012) exibidos em quatro aulas, discute a representação da mulher no cinema atual. Sempre às quintas, das 17h às 20h, o curso vai de 9 a 30 de março, no Estação NET Botafogo
#Cinema #Premiações #Festivais #Oscar #FestivaldeBerlim #Moonlight #Pendular #ÉTudoVerdade #NoIntensoAgora #trailer #BingoOReidasManhãs #AlienCovenent #GhostintheShell #AVigilantedoAmanhã #ReiArthurALendadaEspada #Negação #Carros3 #TudoeTodasasCoisas #AAutópsia #EuTeLevo #Souvenir #ImprevistosemUmaNoiteemParis #UmInstantedeAmor #ONovato #cartaz #pôster #Fragmentado #PowerRangers #Chips #Travessia #UmLimiteEntreNós #WaitingforB #HiroshimaMeuAmor #ComosPunhosCerrados #PorumPunhadodeDólaresosNovosEmigrados #OsCowboys #GagaOAmorPelaDança #Amorcom #Batman #MistérionaCostaChanel #UmHomemChamadoOve #QuandooDiaChegar #Piromaníaco #Cave #DoutorEstranho #FestivalInternacionalLumedeCinema #curso #VOD #homevideo #MakingOf